Como começar um negócio
Quer começar o seu próprio negócio? Eis como fazer isto em nove passos rápidos…
Devia tentar começar um negócio sozinho. Caso contrário, vai arrepender-se sempre de não ter tentado. Depois de fazer isto uma vez, será muito mais fácil repetir. Ainda assim, tal como redecorar o seu apartamento, é muito mais rápido e eficiente se seguir os passos certos. Não queres pôr pisos novos, apenas estragar tinta do teto ou arrastar aparelhos novos.
Eis como começar o seu próprio negócio.
Primeiro – Aprimore sua ideia
Embora possa rodar ou pegar em tangentes diferentes e adicionar produtos mais tarde, é muito importante ter clareza sobre a sua ideia antes de investir tempo a avançar nos passos posteriores deste guia.
Seja claro em:
- Por que é que quer ser empresário e empresário
- Por que quer lançar este negócio em particular
- Quer seja uma pequena empresa ou uma startup em rápido crescimento
- Que grande problema estás a resolver
- Que há uma procura pelo que planeia construir e oferecer
Não fique tão inata neste processo que nunca comece ou perca a janela de oportunidade. A velocidade e a execução podem ser muito mais importantes do que polimento fino. Nunca vai ser perfeito. Um negócio está sempre a evoluir.
Segundo – Pesquisa e feedback
O maior risco e ameaça à sua ideia de negócio é não pesquisar e apoiar as suas suposições.
Faça uma pesquisa completa, incluindo:
- Certificando-se de que há uma necessidade e uma procura,
- Teste se as pessoas realmente vão pagar pela sua solução,
- Certifique-se de que não está apenas a criar uma cópia de carbono de um negócio existente e estabelecido,
- Descubra quem são os seus concorrentes,
- Determine o tamanho do seu mercado total de endereços,
- Obtenha uma ideia dos preços, custos e rentabilidade potenciais.
Terceiro – Crie um Plano de Negócios
Vai precisar de um plano.
Um plano de negócios vai ajudá-lo a refletir e responder às perguntas que esqueceu. Isto irá ajudá-lo a testar a rentabilidade, a compreender as suas necessidades financeiras, e fornecer um roteiro para dar vida e fazer crescer o seu negócio. Dir-lhe-á o que precisa para ser financeiramente viável.
No entanto, existem opiniões contraditórias sobre o que é necessário no planeamento das empresas de hoje. Especialmente se estiveres a lançar uma startup a sério, não apenas um pequeno negócio local.
Um plano de negócios bem elaborado pode ser uma grande mais-valia. No entanto, é importante reconhecer que poucos utilizam este documento tanto quanto esperariam mais tarde. É um plano de vida que vai estar sempre a mudar. Poucos investidores ou credores se importam de lê-lo na íntegra. Não se entusiasmem muito e deixem passar o tempo e a oportunidade.
Outros são grandes fãs de se concentrarem num argumento de venda, uma vez que os planos de negócios começam a tornar-se mais um roteiro. De facto, durante a angariação de fundos, os investidores estão agora a solicitar apresentações de argumentos de venda em vez de planos de negócios.
Quarto – Escolha o melhor lugar para lançar seu negócio
Enquanto mais empresas trabalham a 100% virtualmente e independentemente da localização, onde escolhe basear ou localizar diferentes partes do seu negócio e onde recrutar pode fazer uma grande diferença.
Fatores a ter em conta incluem:
- Custos gerais e de vida
- Acesso a talentos
- Oportunidades de networking
- Facilidade para empresas e investidores
- Impostos
- Proximidade e apelo aos investidores
Quinto – Organize seu negócio
Agora é hora de formalizar o seu negócio através do registo e incorporação.
Este passo incluirá:
- Escolha do nome da empresa
- Formando uma C Corp, S Corp, LLC ou similar
- Obtenha um número de identificação fiscal
- Abertura de uma conta bancária corporativa
- Escolher um sistema de contabilidade
- Proteger os ativos online, incluindo o nome de domínio web e os identificadores sociais
Ao selecionar sua estrutura corporativa, tenha em mente o panorama geral, incluindo objetivos de angariação de fundos.
Outros são grandes fãs de se concentrarem num argumento de venda, uma vez que os planos de negócios começam a tornar-se mais um roteiro. De facto, durante a angariação de fundos, os investidores estão agora a solicitar apresentações de argumentos de venda em vez de planos de negócios.
Sexto – Construa sua equipa de sonho
Agora que já conhece as pessoas que precisa para começar a construir o teu negócio e passar para o próximo passo.
Isto provavelmente inclui:
- Membros da equipa técnica
- Atendimento ao Cliente
- Especialistas em marketing
- Co-fundadores
- Advogados
- Contabilista
- Conselho Consultivo
- Especialistas em angariação de fundos
Sétimo – Financie-o
Agora que tem um bom controlo do que precisa e de quem precisa. Simplesmente pode não ter as finanças ou reserva financeira para torná-lo possível e confortável.
Existem várias formas de financiar os seus primeiros passos e necessidades imediatas, incluindo:
- Dinheiro na mão
- Empréstimos pessoais
- Linhas de crédito de negócios
- Co-fundadores
- Amigos e família
- Investidores anjo
Fique de olho no jogo final e como essas escolhas podem afetar as necessidades de angariação de fundos mais tarde.
Outros são grandes fãs de se concentrarem num argumento de venda, uma vez que os planos de negócios começam a tornar-se mais um roteiro. De facto, durante a angariação de fundos, os investidores estão agora a solicitar apresentações de argumentos de venda em vez de planos de negócios.
Oitavo – Obter utilizadores
Quer escolha um modelo de freemium ou precise de clientes pagadores desde o primeiro dia, é hora de começar a trabalhar para recrutar os primeiros utilizadores.
Este é o momento para a agitação. Está na hora de fugir.
Qualquer financiamento futuro dependerá de ganhar alguma força aqui, ser capaz de mostrar crescimento em métricas-chave e recolher feedback valioso deste primeiro grupo de clientes.
Último – Expanda
Uma vez que tenha um modelo de negócio viável e as coisas estejam funcionando, é hora de escaloná-lo. Encontre novos mercados, expanda a aquisição de clientes e talvez comece a lançar produtos ou serviços adicionais. Não se esqueça dos clientes corporativos que podem realmente ajudá-lo a fazer grandes saltos rapidamente. Provavelmente vai precisar de mais fundos para esta fase. Por isso, certifique-se de documentar tudo em detalhe para mostrar o que conseguiu e para onde vai.
Para concluir, outros são grandes fãs de se concentrarem num argumento de venda, uma vez que os planos de negócios começam a tornar-se mais um roteiro. De facto, durante a angariação de fundos, os investidores estão agora a solicitar apresentações de argumentos de venda em vez de planos de negócios.